IMPACTOS SOCIO-ECONÔMICOS DE THREE MILE ISLAND
Impactos Sociais
O New York Times publicou uma pesquisa em 1977 para avaliar o apoio público à construção de mais usinas nucleares. Na época, 69% dos entrevistados eram a favor de mais construções de usinas do setor. A mesma pesquisa foi realizada novamente em 1979 e o apoio público caiu para 46%. Em 2016, o apoio público à indústria nuclear caiu novamente em uma pesquisa da Gallup, na qual apenas 44% dos americanos eram a favor da energia nuclear.
Curiosamente, muitos daqueles que vivem em torno da TMI falaram que seus temores de outro acidente desapareceram nas últimas três décadas.
“O medo vem de não ter um plano quando algo acontece, para o que fazer, para onde ir, o que as sirenes significam. Agora nós sabemos ”, disse Deb Fulmer, em uma entrevista em 2011 com o Washington Post. Ao contrário de Fulmer, outros na área permaneceram cautelosos,Mary Osborn, que mora a 11 quilômetros da fábrica, é ativista antinuclear, Osborn diz que "provou metal no ar na manhã do acidente".
Protestos começaram nos Estados Unidos e se repetiram no mundo todo. Em setembro de 1979, Jane Fonda levou 200 mil pessoas às ruas de Nova York para pedir o cancelamento da construção de usinas nucleares. A atriz tornou-se a cara e a voz da militância antinuclear.
Protestantes no Battery Park, Nova York, em 23 de setembro de 1979 (Encyclopedia Britannica ImageQuest 1979)
Impacto Econômico
Embora um colapso total tenha sido evitado por pouco, a limpeza da fábrica levou 14 anos, com custos estimados em US $ 1 bilhão, segundo o New York Times. A outra unidade geradora da TMI, Unidade 1, foi reiniciada em 1985.
A construção de novas usinas nucleares foi interrompida por 30 anos após o acidente de Three Mile Island. Hoje, existem 99 reatores em uso, fornecendo 20% da eletricidade do país. O Departamento de Energia apóia mais usinas nucleares como forma de diminuir a dependência dos EUA de petróleo estrangeiro e reduzir as emissões de gases do efeito estufa.
Em 2007, as empresas mais uma vez se inscreveram na Comissão Reguladora Nuclear dos EUA para construir novas usinas. Desde então, cinco iniciaram a construção e mais 12 empresas estão investigando. Demora cerca de nove anos para todo o processo,desses nove anos, quatro são de construção.
O DOE pediu ao Japão para ajudar no desenvolvimento de novas usinas nucleares. O Japão tem mais experiência em reatores avançados e rápidos que produzem menos resíduos radioativos enquanto produzem mais energia. O ex-secretário de Energia dos EUA, Samuel Bodman, admitiu que o Japão tem os melhores cientistas e engenheiros para esses novos tipos de reatores.
Construção de uma usina nuclear (FOTO: AGÊNCIA BRASIL)
Atualmente
Depois de perder US $ 800 milhões nos últimos cinco anos, a Exelon, proprietária da TMI, anunciou seus planos de encerrar a Three Mile Island para sempre em 2019. A unidade 1 da TMI será desmantelada e seu combustível radioativo será removido. Com o fechamento da fábrica, quase 700 pessoas perderão seus empregos.
O fechamento da usina encerra uma era inteira de energia nuclear. Nos anos seguintes ao acidente, mais de 120 pedidos de novos reatores nos EUA foram cancelados. Os acidentes em Chernobyl e Fukushima só trouxeram mais atenção negativa à segurança e à regulamentação das usinas nucleares.
Então, em março de 2017, a indústria nuclear sofreu um grande golpe quando a Westinghouse Electric Company, um dos maiores nomes do setor, entrou com pedido de falência.
Esta foto tomada fevereiro 28, 2017, mostra o porta-voz Ralph DeSantis da estação da geração nuclear de Exelon Corporation Three Mile que está se aposentando após 38 anos no trabalho. DeSantis está na TMI desde o colapso parcial de 1979 do reator da Unidade 2. Já faz 38 anos, mas o longo legado do colapso parcial de março de 1979 na usina nuclear de Three Mile Island perdura até hoje. (Dan Gleiter /PennLive.com via AP)
Fonte: https://www.thebalance.com/three-mile-island-nuclear-accident-facts-impact-today-3306337
https://hhsbroadcaster.com/7404/world/39-years-later-effects-of-the-three-mile-island-accident-still-linger/
Fonte: https://www.thebalance.com/three-mile-island-nuclear-accident-facts-impact-today-3306337
https://hhsbroadcaster.com/7404/world/39-years-later-effects-of-the-three-mile-island-accident-still-linger/
Comentários
Postar um comentário